Que é pluralismo?

Uma instituição superior de ensino é o lugar onde se esperam encontrar as respostas certas a algumas das mais importantes questões da vida. Todavia, a universidade secular costuma estar nos últimos lugares da lista em que se encontram essas respostas acerca da busca da verdade absoluta. Os alunos cristãos que chegam a essas escolas normalmente se encontram num ambiente que oferece muitas respostas diferentes às mesmas questões essenciais da vida. Essa posição filosófica é conhecida como pluralismo.

pluralismo e intolerancia 1 - aguas do mar

O pluralismo contemporâneo manifesta-se principalmente como a diversidade que se encontra numa sociedade multicultural. Certamente, há muito que ganhar com o aprendizado dos vários modos que o mundo é visto, mas como isso se relaciona com a verdade? No que diz respeito à filosofia, o pluralismo ensina que todas as idéias são verdadeiras, mesmo as que são opostas entre si. A visão pluralista da realidade corrói insidiosamente o cristianismo, que ensina que as concepções não podem ser todas verdadeiras. Em fim, apenas uma é verdadeira, e tudo o que se lhe opõe é falso.

O pluralismo religioso consiste num sistema de crenças que admite a coexistência de uma diversidade de pensamentos, valores e convicções considerados, principalmente, produtos da família do indivíduo, de sua cultura e sociedade. Como no diálogo imaginário anteriormente proposto (Leia AQUI), o professor que ensina essa filosofia lhe dirá que você deve aprender a aceitar as visões alternativas da realidade como verdadeiras e ter prazer no fato de outros poderem enriquecer sua visão da vida oferecendo-lhe uma nova perspectiva da realidade.

pluralismo e intolerancia 2 - aguas do mar

Portanto, de acordo com o pluralismo religioso, somente faz sentido as mesmas questões cruciais terem respostas diferentes se tudo depende do modo que o indivíduo enxerga o mundo. Posso enxergar o mundo azul. Outro pode crer que o mundo é amarelo. Outro ainda percebe o mundo como vermelho. Conseqüentemente, as respostas às questões últimas da vida terão a cor e a tendência de acordo com o modo que o mundo é visto.

Com efeito, temos muitas das mesmas questões últimas sobre a vida, como estas: Deus existe? O que é a verdade? Por que estamos aqui? O que é o mal e por que ele existe se há um Deus amoroso? O que dá sentido à vida? Segundo o pluralismo, as respostas a essas perguntas dependem de como se vê o mundo. Uma vez que essa espécie de verdade é relativa e de foro pessoal, ninguém deve crer que há apenas um modo de enxergar o mundo. O pluralismo é a conclusão lógica de uma visão relativa da verdade. É também a negação das leis da lógica, porque insiste que tanto A como não-A podem ser verdadeiros.

O pluralismo ensina que todas as idéias são verdadeiras, mesmo as que são opostas entre si.

A batalha pela verdade absoluta se inicia no momento que começamos a responder às questões últimas com respostas absolutas baseadas na visão cristã histórica do mundo. Para os estudantes, é uma batalha muito difícil, considerando o ambiente em que vivem. Muitos professores e colegas de classe não hesitam em ensinar que dar respostas do estreito ponto de vista cristão é problemático. Não demora muito para dizerem, direta ou indiretamente, que os cristãos não são os únicos detentores da verdade e que ter essa visão de mundo não passa de uma forma religiosa de discriminação. Esse tipo de intolerância não se tolera, e os alunos são aconselhados a abrir a mente e se livrar de tão estreita e tendenciosa visão da realidade. São exortados a abandonar a crença numa Bíblia arcaica e fazer parte da esfera da educação superior, onde vivem as pessoas inteligentes.

pluralismo e intolerancia 4 - aguas do mar

A única visão tolerada nesses círculos acadêmicos é a que concorda com o pluralismo.

Continua…

Pegue seu presente agora mesmo!

Digite seu email abaixo e ganhe o Ebook

Evidências da Existência de Deus

Seu email nunca será compartilhado.

Powered by Optin Forms
Compartilhe
Casado com Priscila Reis com quem tem 3 lindos filhos. Cristão, Economista. Gosto de música, viagens, e de ler. Saiba mais AQUI.

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here