“E o governo está sobre os seus ombros.” ls. 9:6.

“E por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho”. Rm. 13:6.

Por mais de uma geração, a maioria dos cristãos tem visto o Governo como um centro de”egomaníacos” fantasiados de terno e gravata. Já ouvi proeminentes homens de Deus dizerem que não vêem como um cristão pode se envolver em política sem comprometer sua fé. Esse pensamento chega a ser tão extremo em algumas partes do mundo em que o voto não é obrigatório, que algumas igrejas ensinam seus membros a não votar, pois, votar é uma atividade “secular”. Esse é um exemplo profundo do pensamento que divide secular e sagrado.

Como deve ser um Governo segundo a Bíblia

Na primeira vez em que os negros da Namíbia tiveram o direito de votar, eles elegeram um governo comunista’ – um golpe pesado para um país em que mais de 85% da população se diz cristã. Mas, houve um raio de esperança quando o recém-instituído Governo convidou líderes de igrejas de todo o País para enviarem representantes que pudessem ensinar a eles sobre princípios bíblicos de governo. Que privilégio! No entanto, ninguém respondeu! Na África do Sul, o partido na liderança hoje se declara como sendo 70% cristão. Eles foram eleitos com 65% dos votos. No entanto, agora, lutam para se manter no poder, em parte, dizem eles, porque a teologia de algumas igrejas tem produzido entre os cristãos uma cultura não-participativa quanto aos assuntos sociais, políticos e econômicos. Segundo fontes oficiais do Governo norte-americano , bem menos de 50% dos cidadãos votam e, ainda mais chocante que isso, apenas 25% dos cristãos norteamericanos vota.

bandeira brasil - águas do mar

Tudo isso está longe do respeito que Paulo conferiu àqueles que procuram trabalhar no Governo3. Jesus entendia que o Governo tinha uma função no Reino de Seu Pai. Ele foi discipulado pelo Antigo Testamento e discipulava com o Antigo Testamento. Jesus entendia que Ele era o Rei dos Reis e que a Sua mensagem era uma mensagem de salvação e de justiça política.

O Rei dos Reis

Quando estudamos sobre governo na Bíblia, estamos olhando as funções legislativas, executivas, judiciárias e militares do Governo. E mais:

* Estamos estudando sobre leis, autoridades locais e nacionais, relações entre países, regras de guerra e áreas de desenvolvimento comunitário relacionadas ao Governo.

* Estamos estudando as funções e ações de juizes e reis, bem como, daqueles que lhes prestam serviços em funções oficiais.

Livros como Josué, Juizes, I & II Samuel, I & II Reis, e I & II Crônicas relatam eventos na área Política que se desenvolvem em Israel. Eles documentam o que os seus líderes políticos fizeram, como eles afetaram a Nação, e o que Deus pensou desses eventos. Neemias, Ester e Daniel nos relatam as histórias de pessoas que procuraram servir fielmente a Deus na Política. Curiosamente, tanto Neemias quanto Ester e Daniel, serviram chefes políticos de reinos pagãos e idolatras. Nos dias de hoje, alguns cristãos acreditam que devemos servir somente aos membros íntegros do Governo. Mas, as Escrituras, não respaldam isso. Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão foram escritos principalmente, e, possivelmente, em sua totalidade, por dois reis, Davi e Salomão. Cada um desses livros nos ensina muito além de princípios de governo e foram escritos de acordo com a perspectiva de líderes políticos, ao contrário de Isaías, ou Jeremias e outros livros, que foram escritos na perspectiva dos profetas.

governo ii 2 - aguas do mar

Estudando o livro de Deuteronômio, aprendemos que por volta de 25% do livro diz respeito às instruções e aos episódios envolvendo assuntos do Governo. A passagem que usaremos como exemplo de estudo dessa área é Deuteronômio 1:9-18. Moisés estava tentando se colocar sozinho como juiz sobre as disputas de toda a população israelita. Seu sogro lhe sugere que isso não iria funcionar e que ele precisava incluir diferentes níveis de governo para ajudá-lo a carregar o peso de tomar as decisões sobre as necessidades jurídicas da Nação. Moisés, então, forma o primeiro sistema de Governo de Israel. Aqui, segue o relato:

“Naquela ocasião eu lhes disse: Não posso levá-los sozinho. O SENHOR, o seu Deus, os fez multiplicar-se de tal modo que hoje vocês são tão numerosos quanto as estrelas do céu. Que o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, os multiplique mil vezes mais e os abençoe, conforme lhes prometeu! Mas, como poderei levar sozinho as suas cargas, os seus problemas, e as suas disputas? Escolham homens sábios, criteriosos e experientes de cada uma de suas tribos, e eu os colocarei como chefes de vocês. “Vocês me disseram que essa era uma boa proposta. “Então convoquei os chefes das tribos, homens sábios e experientes, e os designei para chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez, além. de oficiais para cada tribo. “Naquela ocasião ordenei aos seus juízes: Atendam as demandas de seus irmãos e julguem com justiça, não só as questões entre os seus compatriotas mas também entre um israelita e um estrangeiro. Não sejam parciais no julgamento! Atendam tanto o pequeno como o grande. Não se deixem intimidar por ninguém, pois o veredicto pertence a Deus. Tragam-me os casos mais difíceis e eu os ouvirei. Naquela ocasião eu lhes ordenei tudo o que deveriam fazer”. Dt, 1:9-18

Para o nosso propósito, que é o de aprender a ler e a estudar a Bíblia com a finalidade de extrair os princípios de Deus para cada área da Sociedade, iremos nos limitar aos pontos principais do texto. Lembre-se de que as verdades bíblicas são mostradas, principalmente, na forma de histórias. Estudamos a história e o contexto, mas jamais estaremos nas mesmas circunstâncias de Moisés e de Israel. Assim sendo, as aplicações diretas não irão necessariamente funcionar para nós. No entanto, os princípios são as verdades de Deus e são aplicáveis através de novas e dinâmicas maneiras, em qualquer época, em qualquer circunstância e em qualquer nação. Vamos trabalhar nessa passagem, como um exemplo da extração de princípios de uma situação histórica.

Clique Aqui – Como deve ser um Governo segundo a Bíblia – II

Pegue seu presente agora mesmo!

Digite seu email abaixo e ganhe o Ebook

Evidências da Existência de Deus

Seu email nunca será compartilhado.

Powered by Optin Forms
Compartilhe
Casado com Priscila Reis com quem tem 3 lindos filhos. Cristão, Economista. Gosto de música, viagens, e de ler. Saiba mais AQUI.

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here