O que é uma Cosmovisão e quantas existem?

Há sete cosmovisões: teísmo, ateísmo, panteísmo, panenteísmo, deísmo, politeísmo, e o deísmo limitado. Sabemos que todas essas cosmovisões se difundiram em nossa cultura e existem, de uma forma ou de outra, em praticamente todas as faculdades seculares ou campus universitários do mundo. Neste artigo vamos investigar somente as três cosmovisões mais influentes em nossa cultura ocidental: ateísmo, panteísmo e teísmo. Consideremos a cosmovisão em que se insere o cristianismo ortodoxo, o teísmo.

O teísmo ensina que há somente um Ser infinito e pessoal, que está além deste universo físico finito. Os teístas crêem que os atributos do Deus da Bíblia podem ser parcialmente conhecidos por meio da natureza, do mesmo modo que os atributos de um artista podem ser reconhecidos em sua pintura. A Bíblia informa-nos que Deus plantou com raízes profundas no coração e na mente de todo ser humano um conhecimento indelével de alguns de seus atributos, conhecimento este claramente perceptível na observação da natureza:

Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis.

A luta pela verdade concentra-se no que Deus revelou a todas as pessoas a respeito de si próprio. De acordo com o teísmo bíblico, esse versículo deixa claro que Deus vai considerar cada indivíduo, sem levar em conta sua cultura ou sociedade, responsável pelo que revelou de si por intermédio da natureza. Os primeiros dois capítulos da Carta aos Romanos nos ajudam a entender exatamente o que Deus revelou claramente: ele é a fonte de poder eterno e infinito que causou e sustém a existência do universo e sua divina natureza é a base para a ética. Entretanto, Deus também diz que essa verdade tem sido suprimida pela má condição moral dos indivíduos, não por causa da ignorância intelectual.

cosmovisao-e-nossa-vida-1-aguas-do-marEm que diferem as cosmovisões?

A discordância mais fundamental entre as cosmovisões baseia-se na existência e na natureza de Deus. Num livro que registra um debate entre um ateu e um teísta, Peter Kreeft faz a seguinte observação a respeito da existência de Deus:

A idéia de Deus tem guiado ou enganado mais vidas, mudado mais a história, inspirado mais músicas e poesias e filosofias que qualquer outra coisa, real ou imaginada. Tem feito mais diferença na vida humana neste planeta, tanto individual como coletivamente, do que nada jamais fez.

Para obter algum entendimento das diferenças principais existentes entre o ateísmo, o panteísmo e o teísmo, precisamos apenas definir cada cosmovisão e arrolar suas doutrinas principais. O motivo dessa comparação é demonstrar a natureza logicamente impossível das declarações essenciais de verdade que cada cosmovisão tem a respeito de Deus, da realidade, da humanidade, do mal e da ética. Recomenda-se algum estudo adicional de cada cosmovisão, mas os princípios aqui expostos vão servir para o nosso propósito. Por fim, vamos verificar qual conjunto de princípios de uma cosmovisão condiz mais precisamente com as verdades fundamentais usadas como base para cada campo acadêmico do conhecimento estudado aqui nesta série de artigos.

Em que acreditam os ateístas?

cosmovisao-e-nossa-vida-7-aguas-do-marO ateísmo acredita que não existe Deus nenhum, seja no próprio universo, seja além dele. O universo ou cosmos é tudo o que existe ou existirá, ele é auto- sustentável. Entre os mais famosos ateus estão Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud e Jean-Paul Sartre. Seus escritos tiveram tremenda influência sobre o mundo. Esses homens expressaram suas idéias de modos diferentes, mas todos sustentaram a convicção básica de que Deus não existe. Entre os principais ensinos do ateísmo estão os seguintes:

• Deus — Não existe. Existe somente o universo.
• Universo — E eterno; ou casualmente veio a ser..
• Humanidade (origem) — Evoluímos, somos compostos de moléculas e não somos imortais.
• Humanidade (destino) — Não temos nenhum destino eterno e seremos aniquilados.
• Mal (origem) — E real, causado pela ignorância humana.
• Mal (destino) — pode ser derrotado pelo homem por meio da educação.
• Ética (base) — E criada pela humanidade e fundamentada na própria humanidade.
• Ética (natureza) — É relativa, determinada pela situação.

Em que acreditam os panteístas?

Outra visão de mundo importante é a crença de que Deus é o universo. Essa visão se chama panteísmo, manifesta-se na forma popular como Movimento Nova Era.

cosmovisao-e-nossa-vida-4-aguas-do-marPara o panteísta não há criador além do universo, criador e criação são dois modos diferentes de enxergar a mesma realidade, e em última análise existe apenas uma realidade, não muitas realidades diferentes. Deus permeia todas as coisas e se encontra em todas elas. Nada existe à parte de Deus: Deus é o mundo e o mundo é Deus; Deus é o universo e o universo é Deus. Há diferentes tipos de panteísmo, representados por certas correntes do hinduísmo, do budismo zen e da Nova Era. As idéias desses grupos diferem a respeito de como Deus e o mundo se identificam, mas todos crêem que Deus e o mundo são um. Entre os principais ensinos do panteísmo estão:

• Deus — É um, infinito, normalmente impessoal; ele é o universo.
• Universo — E uma ilusão, uma manifestação de Deus, o único que é real.
• Humanidade (origem) — O verdadeiro eu (atmã) do homem é Deus (Brahman).
• Humanidade (destino) — Nosso destino é determinado pelos ciclos da vida, o carma.
• Mal (origem) — É uma ilusão causada pelos erros da mente.
• Mal (destino) — Será reabsorvido por Deus.
• Ética (base) — Os princípios éticos se baseiam em manifestações inferiores de Deus.
• Ética (natureza) — Os princípios éticos são relativos, transcendem a ilusão do bem e do mal.

Em que acreditam os teístas?

cosmovisao-e-nossa-vida-8-aguas-do-marPor sua vez, o teísmo é a cosmovisão que sustenta a crença de que o mundo é mais do que apenas o universo físico (ateísmo). Ao mesmo tempo, os teístas não aceitam a idéia de que Deus é o mundo (panteísmo). Crêem na existência de Deus e vêem sua existência como o componente essencial da cosmovisão teísta. Os teístas estão convencidos de que o universo teve uma Causa Primeira sobrenatural infinitamente poderosa e inteligente, um Deus infinito que está além do universo e nele se manifesta. Esse Deus é o Deus pessoal, separado do mundo, que criou o universo e o sustém. Os teístas crêem que Deus pode agir no universo de maneira sobrenatural. As religiões tradicionais, judaísmo, islamismo e cristianismo, representam o teísmo. Entre seus principais fundamentos estão:

• Deus — É um só, pessoal, moral, infinito em todos os seus atributos.
• Universo — É finito, criado pelo Deus infinito.
• Humanidade (origem) — Somos imortais, criados e sustentados por Deus.
• Humanidade (destino) — Por escolha seremos eternamente separados de Deus ou viveremos eternamente com ele.
• Mal (origem) — É a privação ou imperfeição causada pela escolha.
• Mal (destino) — Será finalmente derrotado por Deus.
• Etica (base) — Os princípios éticos se baseiam na natureza de Deus.
• Ética (natureza) — Os princípios éticos são absolutos, objetivos e prescritivos.

Continua…


Notas

1 -6J. P. Moreland & Kai Nielsen, Does Godexisti, p. 11.

Pegue seu presente agora mesmo!

Digite seu email abaixo e ganhe o Ebook

Evidências da Existência de Deus

Seu email nunca será compartilhado.

Powered by Optin Forms
Compartilhe
Casado com Priscila Reis com quem tem 3 lindos filhos. Cristão, Economista. Gosto de música, viagens, e de ler. Saiba mais AQUI.

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here