“Se vocês derem atenção ao SENHOR, o seu Deus, e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o SENHOR que os cura “. Ex. 15:26.

“E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom.”Gn. 1:31.

Sabedoria e Ciência de Deus

George Washington Carvers foi um escravo negro americano que usou sua mente sábia para se salvar da escravidão, tornando-se um dos maiores cientistas norte-americanos. Ele tinha mais de 1.000 patentes somente para o uso do amendoim. Ao ser questionado sobre como havia conseguido pensar em 1.000 maneiras para se utilizar o amendoim, ele respondeu que segurou um amendoim em suas mãos e se perguntou: “para que o Senhor criou o amendoim? Tu criaste todas as plantas que dão sementes e dissestes que eram boas.”

ciencia - aguas do mar

O que a Bíblia fala sobre a Ciência

Praticamente todos os astronautas que se aventuraram para fora do espaço, retornaram à Terra falando sobre o Criador, abismados com a magnificência do cosmos. O Rei Davi e o Rei Salomão não eram apenas grandes líderes políticos, mas também, amavam a Ciência, e adoravam o Senhor da Criação. Para os judeus, a Criação é a primeira revelação de Deus. Paulo disse que o mundo material revela os atributos invisíveis de Deus tão claramente, que ninguém tem desculpa de não vêlo, Paulo argumentou com os místicos da sua época que Deus, não é somente o Deus do mundo invisível, mas também, do visível4. Podemos afirmar que a Ciência moderna tal como a conhecemos hoje, desenvolveu-se a partir da visão bíblica de que Deus criou tudo o que ha e criou as leis pelas quais tudo funciona. A descoberta e a compreensão dessas leis nos levam a uma melhor qualidade de vida. No entanto, muitos cristãos de hoje em dia, rejeitam a disciplina da Ciência, tomando-a pelo o campo de batalha onde se contesta a existência de Deus. Outros, sentem que é uma área inferior, “material” e não tão importante como o “espiritual”. Na verdade, alguns até acreditam ser uma demonstração de falta de fé, o procurar e o utilizar as descobertas científicas. Esses pensamentos estão longe dos ensinamentos do Antigo Testamento, dos frutos da Igreja primitiva e das raízes das mensagens de Jesus e de Paulo. Uma interpretação da mensagem de Cristo, que não seja alicerçada em claros fundamentos bíblicos, sobre o mundo material é mais oriental e mística que bíblica.

nave espacial - ciencia - águas do marO mundo material revela os atributos invisíveis de Deus

Enquanto a mensagem do Evangelho se espalhava pelo mundo nos primeiros 1.800 anos, ela carregava a mensagem de que Deus e limpeza andam juntos. Melhor saneamento e saúde acompanhavam o conceito da salvação. As medidas sanitárias dos judeus durante a “peste negra” da Europa eram tão superiores, que algumas pessoas pensavam que eles usavam alguma mágica, quando, na verdade, eles estavam apenas continuando a praticar o que Deus tinha lhes ensinado nos livros de Moisés. Como isso se compara à África do Sul “evangelizada” de hoje, que está à beira da extinção por causa de doenças? O que pode acontecer conosco, se os cientistas, que são hoje os que respondem às grandes questões morais do Século XXI, não tiverem uma cosmovisão bíblica? Vamos dar uma olhada no que Moisés ensinou:

Aprendendo os princípios bíblicos

“Quando estiverem acampados, em guerra contra os seus inimigos, mantenham-se afastados detodas as coisas impuras. Se um de seus homens estiver impuro devido à polução noturna, ele terá que sair do acampamento. Mas, ao entardecer ele se lavará, e ao pôr-do-sol poderá voltar ao acampamento. Determinem um local fora do acampamento onde se possa evacuar. Como parte do seu equipamento, tenham algo com o que cavar, e quando evacuarem, façam um buraca e cubram as fezes. Pois o SENHOR, o seu Deus, anda pelo seu acampamento para protegê-los e entregar-lhes os seus inimigos. O acampamento terá que ser santo, para que ele não veja no meio de você salguma coisa desagradável e se afaste de vocês”. Dt. 23:9-14

As Escrituras são bem realistas e lidam com a vida de forma direta. Deus trata com todas as dimensões de Sua criação. Assuntos que deixam eu e você constrangidos são abordados para a compreensão de todos. Esse parágrafo de Deuteronômio começa tratando sobre polução noturna. Iremos poupar os homens e pular esse assunto, pegando dos versículos 12 ao 14, que constrangem a todos por igual.

ciencia - aguas do mar

Deus tinha trazido um grande livramento para mais de 2,5 milhões de escravos hebreus e estrangeiros. Eles tinham presenciado a divisão do Mar Vermelho. Eles se alimentaram do miraculoso maná que, diariamente, caía do céu. Mas, ainda assim, eles precisavam usar o banheiro. Você pode achar que esse cenário no deserto é a justaposição dos ensinamentos de Deus sobre o mundo material. Algumas vezes, ele pode até invadir nossa realidade e fazer algo sobrenatural que nenhum de nós compreende, mas, a norma geral, é a ação dentro das leis naturais pelas quais Sua criação funciona.

Nessa passagem, Deus está ensinando sobre regras básicas de higiene. Os princípios são bastantes diretos. Primeiro, a comunidade deveria determinar um local apropriado para a urina e as fezes das pessoas. Em segundo lugar, os cidadãos tinham de ter a responsabilidade de seguir às instruções dadas pela comunidade. Terceiro, tudo deveria ser enterrado, e não jogado na água, ou deixado na superfície. Quarto, a presença de Deus é a maior motivação possível para tudo isso. Deus, através de Moisés, está ensinando sobre Saúde Pública – saneamento e medidas preventivas de saúde. O mesmo Deus que fez o impossível para o seu povo abrindo o Mar Vermelho, quer ensiná-los sobre o mundo material e sobre as leis pelas quais ele funciona. Além disso, Ele quer que eles tomem para si a responsabilidade pelo que aprenderam. Ele os está discipulando.

Continua em: Príncipios sobre Ciência II

Pegue seu presente agora mesmo!

Digite seu email abaixo e ganhe o Ebook

Evidências da Existência de Deus

Seu email nunca será compartilhado.

Powered by Optin Forms
Compartilhe
Casado com Priscila Reis com quem tem 3 lindos filhos. Cristão, Economista. Gosto de música, viagens, e de ler. Saiba mais AQUI.

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here