A forma de culto e o mundo material pela Ciência

Por toda a escritura, percebemos que a Criação tem o papel de atrair o coração do povo para mais perto de Deus. Davi ficava maravilhado com o Deus que criou as incontáveis estrelas. Salomão tentava compreender as estações e o Deus que criou a rotação dos planetas. Paulo sabia que os homens podiam entender a existência e os atributos de Deus só observando a Criação ao seu redor. A Criação espelha a majestade de Deus. Na era da construção das grandes catedrais, os europeus estavam encantados com a natureza do espaço. Eles não conseguiam definir ainda a estrutura molecular de todas as coisas, então, o ar era algo impressionante e misterioso. Eles incorporaram isso em sua forma de cultuar e pediram para arquitetos e engenheiros criarem uma nova tecnologia de construção, que transportasse a grandiosidade e as maravilhas da Criação de Deus para suas catedrais. Eles entenderam que Ciência e adoração podiam andar juntos. Até hoje, todos os anos, milhões de pessoas ainda visitam esses grandes monumentos.

ciencia biblia ensina 2 - aguas do mar

Deus não está em guerra com o mundo material.

A Ciência, de todos os campos, é o mais limitado, porque os cientistas não podem descobrir nada que Deus não tenha criado. Certamente, os cientistas podem criar teorias que não são baseadas em fatos. Mas, eles não podem criar novas leis ou novas verdades no cosmos. Eles podem apenas descobri-las. Muitos cristãos acreditam, ou pelo menos se comportam como se devêssemos nos alienar de toda a Ciência em virtude da nossa fé. Isso pode ser um erro muito grave. No Século XVI, Igreja e Ciência estavam em desacordo. Galileu e outros tinham começado a pressupor que o mundo não era plano, mas sim, redondo. A Teologia da época tinha sido construída ao redor do conceito de um planeta Terra plano e sustentava a idéia de que o Céu era em cima e o Inferno embaixo, bem como, que o homem e a Terra eram o centro do universo. O primeiro defensor desse conceito de que a Terra era redonda foi executado por heresia, por estar ensinando contra as doutrinas da Igreja. O segundo, o próprio Galileu, foi colocado em prisão domiciliar. Obviamente que, nesse caso, a Ciência estava certa e a interpretação teológica da época, errada. Deus sabia a verdade o tempo todo. Ele não ficou surpreso com a nossa descoberta.

ciencia 10 - aguas do marO que a Bíblia fala sobre Ciência

A descoberta científica de algum fato de Seu universo não destrói a validade das Escrituras ou desafia as verdades de Deus. Essa descoberta simplesmente levou a uma maior compreensão do que Deus quis dizer sobre o homem como centro do universo. Criou a possibilidade de que o homem fosse vital no plano de Deus, mas, não necessariamente, central na geografia cósmica. Não sabíamos ainda que para cima e para baixo eram termos relacionados com a Lei da Gravidade. O que esses conceitos podem significar fora do nosso planeta é outra questão. Deus não é abalado pelas descobertas científicas. Ele não está alienado do mundo material e o utiliza para Se revelar, mas a humanidade ainda está aprendendo a percebê-Lo. Quando eu vi as imagens do telescópio Hubble revelando o nascimento e a morte das estrelas, fiquei espantada! A cor, a força e a majestade na criação de apenas uma pequena estrela! Extravagantes explosões coloridas a milhões de quilômetros de altura. Quem não adora ao Deus da criação ao ver e descobrir coisas assim? Eu me senti privilegiada ao pensar que vivo na primeira geração que Deus presenteou com uma visão assim das coisas que Ele criou, a majestade de Seu poder, a beleza de Seu universo em cada detalhe.

Ciência da Ciência

O Rei Davi ficava maravilhado ao ver as estrelas. Ele viu Deus revelado na pequena amostra que ele conseguia enxergar. O telescópio Hubble estava apontado para uma mancha preta na última parte da extremidade do grupo de sete estrelas da constelação da Ursa Maior. Essa mancha era dez vezes mais preta que qualquer outra coisa que possamos ver a olho nu. O telescópio visualizou essa mancha negra por dez dias, absorvendo luz das profundezas do espaço. Quando os astrônomos olharam as imagens que o telescópio tinha enviado, eles contaram dez galáxias, sendo todas maiores que a nossa, naquela mancha preta. Quem não O adora ao pensar na Sua grandeza? Quem não fica maravilhado com o Deus da Criação? E ainda hoje, por causa do pensamento dicotômico, se algum crente comenta alguma coisa sobre as descobertas do telescópio Hubble, geralmente associa isso com um lamento sobre o tanto de dinheiro investido “nessa bobagem” que poderia ter sido usado para o evangelismo.

o-que-e-ciencia-3-aguas-do-mar
Você está começando a entender a parte perdida das Escrituras? Você está conseguindo enxergar a tragédia de tentarmos encaixotar Deus? O que mais Ele irá nos revelar sobre Seu universo? Que outros conhecimentos avançados sobre o mundo material Ele está esperando para nos comunicar para a prevenção de doenças? Deus E o mesmo ontem, hoje e sempre. Deus não mudou. Nós, cristãos, é que perdemos nossa compreensão sobre quem Ele é. Sua revelação contida no mundo material irá nos reavivar e nos restaurar. Será que permitiremos? Acabamos de dar uma olhada em uma pequena passagem que trata de saneamento básico. Existe muito mais: lições sobre meio ambiente e nossa responsabilidade de zelar pela Criação, sobre curas, sobre a função sacerdotal com cuidados básicos de saúde, sobre as propriedades farmacêuticas das plantas, etc. Quando você terminar de estudar os ensinamentos de Deus na Bíblia, você chegará a conclusão de que Ele ama a Ciência.

ciencia 8 - aguas do mar

Definindo a Missão

Descobrir e utilizar as leis de Deus para abençoar todas as pessoas, buscando um padrão de vida melhor, saúde melhor e melhor administração de todos os Seus recursos naturais. Grandes questões abrangem: Prevenção de doenças, descobertas e cuidados com a Natureza.

A todos os Cristãos 

Deus não fica receoso com a Ciência e suas descobertas e você e eu também não deveríamos ficar. Em se tratando de Medicina, uma abordagem equilibrada sobre cura, segundo a Bíblia é:

• Confesse todos os seus pecados conscientes.

• Amarre o inimigo.

• Procure tudo o que a medicina tem para oferecer.

• Ore por um milagre.

• Se coloque nas mãos carinhosas de Deus. Ele sabe o que é melhor.

Eu peço a Deus que revele aos Seus profissionais da Ciência a cura para as doenças, assim como Ele revelou sobre a prevenção de doenças infecciosas à Israel. Qual você acha que é o testemunho mais duradouro: um milagre para um indivíduo ou a cura para muitos? Talvez essa não seja uma pergunta justa, já que ambos revelam o poder de Deus. Você está orando pelas duas revelações – milagres e curas – para as nações? Você está preparado para rejeitar o ceticismo sobre a Ciência e deixar Deus falar com você através das descobertas que Ele permite ao homem fazer? O homem é falho e inclinado a corromper tudo o que pode ser corrompido.

ciencia 11 dest - aguas do mar

Não se aflija com relação a novas descobertas e progressos da Ciência

Na atualidade, um exemplo disso é a questão da clonagem. Claro que a clonagem pode levar à tentativa de duplicação de humanos. Mas, clonagem de órgãos e pesquisas sobre DNA podem também levar à cura de muitas doenças comuns. Não podemos ver nessas descobertas as mãos de Deus nos estendendo Sua misericórdia? Muitas vezes, a história da Torre de Babel é usada para discutir os males da Tecnologia. Mas, o pecado de Babel foi, na verdade, o imperialismo político em que, a torre, era somente um símbolo. Quando a tecnologia ficou fora de controle, Deus a destruiu, confundindo o povo. Então qual a lição que tiramos disso? Não se aflija com relação a novas descobertas e progressos da Ciência. Se elas ameaçarem os planos de Deus, Ele irá tratar disso. Se Ele está permitindo descobertas, a nossa questão deveria ser: “Deus, como Você quer usar essa descoberta para a Sua glória?” Há 500 anos, os cristãos participaram diretamente da invenção da imprensa e do progresso da tipografia e, por causa disso, até hoje, possuem as maiores publicadoras de materiais impressos. A Internet, que é hoje a maior ferramenta de comunicação, é, no entanto, vista como demoníaca. O que mudou? Deus? Não, nós, os cristãos, é que mudamos. A alienação quanto às descobertas que Deus permite acontecer só nos leva à diminuição dos propósitos de Deus. Vamos lutar para receber novamente toda a sabedoria da Palavra de Deus para a maravilhosa Ciência e suas revelações sobre o mundo material.

ciencia biblia ensina 1 - aguas do mar

Aos Profissionais da Ciência 

Quando falei sobre esse assunto na Conferência Estudantil de Urbana, no estado de lllinois-EUA, um engenheiro de saneamento, cujo irmão era missionário, veio falar comigo em lágrimas. Por toda a sua vida, o trabalho de seu irmão tinha sido aplaudido como um verdadeiro chamado espiritual. Ele se sentia menos importante por causa da sua profissão “secular” e me disse:

“— Ninguém nunca tinha me dito que o aquilo que eu faço também é importante para Deus.”

Uma vez, quando eu visitava Togo – que é 40% Evangélico10 – vi que as pessoas tinham pichado a frase: “Ne mine pas icil” (ou “Não urinar aqui!”) sobre os muros de suas residências e escritórios. Pensei: “Ótimo! Uma parte da mensagem sobre saneamento.” Mas, quem irá ensiná-los a outra parte – em qual lugar se deve urinar? Há alguns anos atrás, uma grande tribo de ciganos pentecostais veio para a Suíça a fim de promover alguns encontros de evangelismo e cura. Eles armaram uma gigantesca lona de circo bem próximo da minha casa e usaram o estacionamento do nosso bosque de trilha para corrida e exercícios, para estacionarem seus carros e trailers. Os dois pequenos banheiros da trilha de exercícios e os banheiros de seus trailers não eram suficientes para um grupo tão grande. Conforme a semana evangelística progredia, as trilhas do bosque iam se enchendo de fezes e papel higiênico. A princípio podemos ficar com raiva deles, mas, precisamos entender a situação. Essas pessoas aprenderam que Jesus salva e que Jesus cura, mas nunca aprenderam que a Bíblia também ensina sobre saneamento básico.

ciencia 12 - aguas do mar

Como um profissional da área da Ciência, você tem um chamado nobre. Vocês são os exploradores, os mordomos da criação material de Deus. Vocês são chamados para conhecê-lo de uma forma especial conforme Ele se revela através das coisas que criou. Vocês são chamados para usar esse conhecimento para abençoar comunidades e nações. Nenhum chamado no Reino de Deus é de segunda categoria. Nenhuma área de revelação é mais ou menos importante que outra, pois, todas foram criadas por Deus para que Ele pudesse Se revelar a nós.

O pastor tem o trabalho dele e você tem o seu. O missionário ora para que ele seja digno de seu chamado e você também deve orar assim. O relacionamento de “causa e efeito” que Deus tem com o homem fica ainda mais evidente nessa área. Ele usa as leis da Natureza para revelar Sua grande sabedoria e poder. Você é um dos George Washington Carvers de Deus? Você é chamado a segurar em suas mãos algo criado por Deus e dizer para si, por exemplo: “Deus, você criou isso aqui, e disse que era bom. Então, para que serve esse amendoim, átomo, DNA, célula, planeta, inseto, árvore?” O céu não é o limite. As revelações de Deus se estendem além do cosmos. Qual o alcance disso? Talvez, Ele usará você para revelar isso para nós e nos surpreender mais uma vez. Você é parte da estratégia de Deus para discipular as nações.

Gostou deste artigo?
Cadastre-se agora e receba nossas atualizações. Seu email nunca será compartilhado.
Aproveite e Compartilhe agora este artigo nas suas redes sociais.
Powered by Optin Forms
Compartilhe
Casado com Priscila Reis com quem tem 3 lindos filhos. Cristão, Economista. Gosto de música, viagens, e de ler. Saiba mais AQUI.

1 COMMENT

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here